SINDIMETAL/JF
SINDICATO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE JUIZ DE FORA
Reconhecido em 30 de janeiro de 1953 pelo então Ministro de Estado dos Negócios de Trabalho, Indústria e Comércios da República, Segadas Vianna, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (Sindimetal-JF) consolida um trabalho eficiente e criterioso ao longo do tempo, experimentando grandes possibilidades de crescimento e contando hoje com o Sindimetal Posto Avançado em Santos Dumont.
SÃO OBJETIVOS DO SINDIMETAL JF :
• Representar perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de sua categoria econômica ou os interesses individuais de seus associados; • Aperfeiçoar os processos da relação capital e trabalho;
• Celebrar contratos coletivos de trabalho;
• Eleger ou designar os representantes da respectiva categoria;
• Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo no estudo e na solução dos problemas que se relacionem com sua categoria;
• Determinar contribuições a todos aqueles que participarem da categoria representada nos termos da legislação vigente;
• Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social;
• Manter parcerias para assistir aos associados;
• Promover a conciliação nos dissídios coletivos de trabalho.
ASSOCIATIVISMO
O QUE É:
O Associativismo, ao contrário do que muitos pensam, não é uma atividade recente. Há milhares de anos, a humanidade percebeu a importância de viver em grupos. Para sobreviver, agrupou-se em pequenas tribos e descobriu que, ao executar atividades em conjunto, conseguia melhores resultados pelos seus esforços. Pode-se então, definir Associativismo como sendo qualquer iniciativa formal ou informal onde indivíduos ou empresas reúnem esforços, vontades e recursos, com o objetivo de superar dificuldades, resolver problemas e gerar benefícios comuns.
ASSOCIATIVISMO NO SINDIMETAL JF
O Associativismo funciona baseado no conceito de Cooperação, que é a união dos esforços entre pessoas que buscam, em uma ação coletiva, a realização de ações e resultados dificilmente alcançáveis por uma pessoa individualmente. Para isso, o Sindicato conta com a participação voluntária de seus associados. O Sindicato sabe que é preciso querer participar e dividir direitos e deveres com os membros do grupo. Os membros devem expor livremente seus pensamentos, suas preocupações, seus interesses, suas necessidades e seus problemas. É preciso aprender a ouvir e a respeitar os companheiros, agindo com comprometimento, consciência e responsabilidade, pois o processo grupal é responsabilidade de todos e depende, exclusivamente, do modo de agir de cada um.